Escola em Inoã passa por simulação para evacuação do prédio com a Defesa Civil

DSC_9321-696x456

Foto: Clarildo Menezes

No Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, lembrado nesta quarta-feira (29/11), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá realizou a simulação de uma emergência de evacuação de recinto. O local escolhido para a atividade foi a Escola Municipal Vereador Aniceto Elias, em Inoã, onde alunos e professores já haviam recebido orientações sobre como proceder nesses casos.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil, coronel Edson do Amaral, todo o espaço interno é esvaziado ao terceiro toque da sirene da escola (são seis no total que caracterizam a emergência). Com a ajuda dos professores, os estudantes saem das salas de mãos dadas e em fila, que começa por um colega de colete azul e termina com outro de amarelo. Segundo os agentes, a ação ficou dentro do tempo previsto de dois minutos para que todos estejam no pátio da unidade, apontado como área mais segura do local.

“A criança é o melhor multiplicador de um aprendizado, pois vai contar o que aprendeu aos pais, parentes, vizinhos e amigos. Além da orientação prévia, também sinalizamos a escola indicando as saídas de emergência para o ponto mais seguro. E isso vai ficar fixado lá para que todos lembrem sempre o que foi treinado”, explicou o coronel Amaral.

O major Geovani Dias revelou que a unidade de Inoã foi escolhida por uma característica do local. “Esta escola fica bem próxima a uma vegetação e tivemos de deslocar uma equipe para cá por causa disso”, lembrou ele, adiantando que outros prédios públicos municipais também terão simulações como esta.

A diretora da E.M. Vereador Aniceto Elias, Lourimar Dornellas, apoia a aprendizagem. “Já tivemos que retirar os alunos das salas, mas fora desse padrão que foi mostrado. Acho importante ter essa prática da forma correta”, disse ela.

123

Foto: Clarildo Menezes

456

Foto: Clarildo Menezes

789

Foto: Clarildo Menezes

987

Foto: Clarildo Menezes

Fonte: Prefeitura de Maricá

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*

dez − dois =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>